quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Arte Partilhada


Ontem tive a feliz ideia de visitar esta exposição. Uma belíssima colecção de pintura de autores portugueses em mostra itinerante, pertença do Banco Comercial Português. Dêem o prazer aos vossos olhos de a visitar se tiverem oportunidade. Se não tiverem oportunidade, criem-na. Para os pequerruchos há um livro ilustrado de introdução à pintura criado especialmente para eles acompanharem a exposição.
-
É-me difícil escolher uma pintura em especial - se pudesse, bem que tinha trazido para casa pelo menos uma meia dúzia de pranchas debaixo do braço.
-
A imagem que vos trouxe ficou-me na retina. Pelo seu conjunto. Pela união. Pela confiança no seu seio. Pelo olhar distante no futuro. Pelo gestos em misto de ternura, tranquilidade e protecção. Pelo xaile que a todos une e por quem o veste. Pelo contraste de uma côr marcante de cada elemento - só a inanimada boneca está a preto-e-branco. Pelo compacto das pessoas sobre um anódino e anónimo fundo branco que cada um pode preencher na sua imaginação como quiser.
-
-
Imagem: José de Almada Negreiros, Família, 1940, gouache e aguarela sobre papel.

Sem comentários: