sábado, 31 de outubro de 2009

Cirurgia




Se viram a imagem já se estão a rir certamente. :)

Aqui há tempos tropecei neste anúncio.

Hoje, iniciei-me nesse métier delicado. A endoscopia revelou o pior. Não havia como evitar: o paciente estava já num estado avançado da doença e foi necessário extrair-lhe um enorme tumor pútrido numa operação de barriga aberta.

O verdadeiro trabalhinho de m... (*suspiro*) sapa.

Mas a máquina de lavar já não atira água fora. :)


(A foto veio daqui).

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Alguém me explica...

... quais são as poupanças de nos sonegar uma hora de luz do sol todas as tardes?

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Reflexão sobre uns vídeos ou aquilo em que a atenção do Gato ferra




A imagem ficou na retina, aquela pessoa chamou a atenção. Porquê? O que tinha de especial? Porquê fixar aquela figura em particular e lembrar-se dela de quando em vez?


O Gato passou todo o Sábado trabalhando em casa. O YouTube fez companhia durante boa parte do dia, vídeos uns atrás dos outros para a música entreter durante as tarefas. Cozinhando, arumando, cantando, limpando, dançando, organizando, fazendo teatro. Conhecem o cliché do tipo fazendo da vassoura guitarra ou microfone? É, esses felin... (aham!) tipos existem mesmo...


Ora, se bem que os vídeos do YouTube iam passando essencialmente pela música, a verdade é que um vídeo, por definição, tem imagem animada. E, sabemo-lo bem, nos videoclips, onde a imagem deveria ser o acessório e a música o essencial, estes papéis são o mais das vezes invertidos (e não é de agora). E os produtores de videoclips recheiam-nos de imagens cativantes e que prendem a atenção. Dito de outra forma e sem rodeios: mulheres bonitas.


Sucede, pois, de que além das músicas voando dos altifalantes, pelo ecrã daquele computador na tarde de Sábado desfilaram dezenas de caras lindas, com corpinhos de modelo, roupas ousadíssimas e planos de pormenor sensuais. Coreografias complexas, gestos sedutores em câmara lenta, olhares malandros para as câmaras.


E eis que ao fim do dia, estafado e fazendo a minha ronda pelos blogs, aterro no Caldeirão, e dou com este vídeo.


(Resumo para quem não quiser ver o vídeo: um homem e uma menina tocam um samba a quatro mãos usando uma única guitarra. Pelo meio de uma execução soberba vão fazendo algumas habilidades típicas deste tipo de números.)


A imagem da menina tocando o sambinha ficou-me na cabeça e eu percebi porquê. Revi o vídeo para ter a certeza.


Silhueta de modelo? Não.

Penteado e maquilhagem apurados? Nada.

Decote ousado? Nem vê-lo.

Mini-saia no limite? Nem saia sequer...

Busto de esbugalhar os olhos? Nem para lá.

Gestos provocantes? Népias.

Sorrisos calculados? Nada.


Mas o número do sambinha captado no video amador sem truques e pós-produções mostra o que a aparência não mostra: o riso genuíno de quem está tirando partido do momento, a interpretação cuidada que deixa adivinhar sensibilidade apuradíssima, as mãos que emanam habilidade, a mestria do desempenho que revela muita persistência e estudo pondo de parte o leviano e superficial, e muita muita inteligência capaz de juntar estas características num conjunto coerente.


Bem diferente das mulheres dos outros vídeos todos, na sua imagem simples, quase anódina, blusa branca e camisolinha cinzenta, a menina podia até passar por freira num filme de Domingo à tarde na TV. Mas, se o Gato tivesse que fazer escolha, era quem escolhia para sentar, conversar e ouvir o que tem para dizer. Porque em sensibilidade, habilidade, persistência e inteligência o Gato ferra.
(A imagem veio daqui)

Ainda Saramago

É impossível não partilhar convosco esta tirada da Rosarinho no Farinha Amparo (os sublinhados são meus):

"2. O nosso antipático nobelizado Saramago conseguiu pôr esta merda toda de pernas para o ar e fazer esquecer a causa nacional que foi na semana anterior a luta anti-Maitê Proença, dando uma entrevista onde dizia que a bíblia é um manual de maus costumes e que Deus é um cabrão vingativo e rancoroso. Mais coisa menos coisa. Ora eu fiquei parva para a minha vida com isto tudo, até porque nem sabia que a bíblia tinha sido escrita em Portugal e muito menos que Deus é Português! Pela quantidade de gente ofendida, deve ser. Mas a gente está sempre a aprender, é o que eu digo."

Ri-me com vontade, com muita vontade mesmo. Como recursos de estilo no humor, o cinismo e a ironia são de ir às lágrimas. :)

sábado, 24 de outubro de 2009

Oxalá que chova café

Sim, chova café que eu preciso. :)

Foi uma semana estafante e nem este dia de Sábado escapou. A raridade de mensagens no blog é sintoma disso.

O título desta mensagem não é meu. É desta música que descobri hoje. E, se o título é sugestivo, toda a letra é um encanto. :)





Ojalá que llueva café en el campo
que caiga un aguacero de yuca y té
del cielo una jarita de queso blanco
y al sur una montaña de berro y miel.
oh, oh, oh, oh, oh...ojalá que llueva café

Ojalá que llueva café en el campo
peinar un alto cerro de trigo y mabuey
bajar por la colina de arroz graneado
y continuar el arado con tu querer.
oh, oh, oh, oh, oh...
ojalá el otoño en vez de hojas secas
pintan mi cosecha de pitisa alegre
siembra una llanura de batata y fresas
ojala que llueva café

Oh, ojala que llueva café en el campo
peinar un alto cerro de trigo y mabuey
bajar por la colina de arroz graneado
y continuar el arado con tu querer.
ah, ailaralailala, ailarala, ailaralailala
ojalá que llueva café.

Pa que la realidad no se sufra tanto
ojalá que llueva café en el campo
pa que en villa hidalgo oigan este canto
ojalá que llueva café en el campo
pa que todos los niños canten este canto
ojalá que llueva café en el campo
ojalá que llueva, ojalá que llueva
ojalá que llueva café en el campo

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Confusões


José Saramago afirmou que “a Bíblia é um manual de maus costumes, um catálogo de crueldade e do pior da natureza humana”.


Saramago confundiu a Bíblia com ‘A Bola’


E é assim que, dando a importância à afirmação que a afirmação merece, uma tirada genial nos arranca a maior gargalhada pelo lado burlesco. :)

sábado, 17 de outubro de 2009

A gatinha dança?



É ponto assente. 15 anos depois vou voltar ao ensino artístico.

Já tenho horário para piano jazz, harmonia e composição.

Irei frequentar também aulas de dança.

Só me falta arranjar cheques e fotografias para as matrículas. Será que aparo os bigodes ou tiro as fotos com o charme rebelde dos três dias?



(A imagem foi feita pelo Gato)

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Porto Covo




Hora do almoço. O calor castiga na pequena povoação de Porto Covo. Aqui, tudo é alvo, azul e Alentejo. Procuro uma sombra onde estacionar o carro e encontro-a perto da "Travessa da Alegria". Sorri ao olhar para a placa toponímica. Apraz-me saber que aqui a alegria é servida não em frasquinhos de perfume, não em pequenos pires, mas sim em amplas e generosas travessas. Para mais à hora do almoço.


(Fotografia do Gato).

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

O Elixir da Eterna Juventude


"-- Tu és caloiro?"
Ri-me até os bigodes pegarem fogo.
É assim que se passam a ferro as rugas de catorze anos. :)
Quem é que, ao ver o título, se lembrou disto e disto? ;)
Imagem tirada daqui.

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Banzé




Queriam histórias novinhas e fresquinhas das férias? Também eu queria escrevê-las, mas terão de esperar, quer os vossos olhos quer as minhas mãos.


Encontrei a minha cozinha tomada de assalto por duas forças armadas: exército (formigas) e força aérea (borboletas da batata). Tem sido uma luta desigual - eles são às dezenas e eu sou só um -, mas a batalha de ontem à noite resultou em pesadas baixas das forças invasoras.


Hoje de manhã minei o terreno (formicida). Eu bem sei que a Convenção de Ottawa condena esta prática, bem como a Convenção de Genebra é contra os prisioneiros de guerra e eu tenho feito uns quantos - estão todos dentro do aspirador.


O que vale é que aquelas borboletas são lentas e desajeitadas nas manobras de fuga. Devem ter tirado o brevet nas Novas Oportunidades sem ter ido às aulas...

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Ao sul




Na próxima semana o Gato não andará por aqui. Vai tirar férias da rotina, do computador, dos lugares e de si. Pegará na escova de dentes, numa muda de roupa e ganhará a estrada.


Se por acaso virem pelo Alentejo um gato com ar de que todo o tempo do mundo lhe pertence, agindo como se a brisa existisse apenas para lhe acariciar os bigodes, guiando um carro velho com o braço esquerdo apoiado na janela aberta, sentado numa pedra saboreando um livro enquanto o sol lhe tisna o rosto ou fazendo gatafunhos numa folha de papel à mesa da esplanada, sou eu. Venham e cumprimentem, falem, tomem um café comigo. Pago eu. :)




Imagem retirada daqui.

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Gatafunhos de abraços




Abraço para o Ouriço, da torre de menagem para a toca. Encheu-me de espinhos, o safado, mas o abraço caiu que nem ginjas. É um abraço dos bons, tenho a certeza. E aqui vai a encomenda aviada:


1 - Quem mais gostas de abraçar no presente?
Não há muitas pessoas que possa abraçar no presente. Verdade. O mundo parece funcionar ao contrário, temos mais facilidade em fugir do que abraçar. Mas há pessoas que abraçam e se deixam abraçar incondicionalmente. Sim, não basta abraçar, é preciso deixar-se ser abraçado. Precisa haver verdade e carinho entre quem (se) abraça, mútuo, presente. Mana, toma lá um abraço.

2 - Quem nunca abraçarias?
A quem se recusasse a não deixar entrar nem um pouco de luz no seu coração. Porque, lá está, o abraço tem de partir de parte a parte. Obviamente que isto exclui toda a gente excepto os mais tenazes em serem ruins.

3 - Quem davas tudo para poder abraçar?
Ui, tanta gente. Tanta gente que se gostava de abraçar e não é possível: ou porque estão longe, ou porque não temos confiança, ou porque já partiram, ou porque temos medo de sermos tomados por tolinhos ou abusados, ou... Muita gente tem-me ajudado ultimamente e grande parte deles nem sonha que o fez. Como eu gostava de os abraçar a todos.

4 - A quem davas o teu melhor abraço?
A quem o quisesse mesmo, de verdade. E o merecesse, claro. Isto pressupõe que eu não tenho um único melhor abraço, mas uma fonte de melhores abraços reinventados sempre que possível e necessário. Perfeitamente correcto.

A imagem lá em cima é um gatafunho meu. Um auto-retrato figurado de como o Gato abraça: com dois braços tão grandes tão mas tão grandes, capazes de engolfar o mundo, e um coração que não cabe lá dentro.

Claro que, daqui do Castelo, o abraço segue para toda a gente que por cá vier, sem regatear. Todos! Há aqui uns quantos que vou deixar explícitos pela minha curiosidade:

- ao mfc, já que está sempre a dizer que me compreende muito bem;
- à Senhora, porque não podia faltar, né?!?;
- ao Rabisco, porque anda desaparecido e talvez um abraço o faça voltar;
- ao Daniel, pelo que me faz pensar e reflectir;
- à Marina, que parece andar a precisar de um;
- à uminuto, pelo mesmo motivo.